segunda-feira, 21 de julho de 2008

OURIVESARIA NO BRASIL

Saiba mais sobre este assunto no final desta postagem

Este broche, contem 3 diamantes 3k, 4 de diamantes menores ,total 3oo diamantes em diversas lapidações e finaliza com diamantes de 4 k em gota .


Coroa pertencente ao Imperador D. Pedro I



Este colar pertenceu a Marquesa se Santos , possui 48o diamante e 2 diamantes rosa.






Descoberto o Brasil e iniciada sua conquista,uma grande desilusão aguardava os portugueses.Ao contrário do Mexico e Peru, onde os indígenas se adornavam com jóias de valor, nosso índio se embelezava com penas, ossos e desenhos corporais. Cerca de cem anos depois, as minas brasileiras foram encontradas.

Com o passar do tempo, havia ourives do ouro e ourives da prata. Os ourives da prata competia o lavor das taças , jarras, cruzes, castiçais a serviço principalmente da igreja. Aos ourives do Brasil nunca faltou trabalho. Além das encomendas que recebiam das igrejas e dos particulares, e dos artigos que vendiam em avulso . A preocupação, a mania dos adornos foi herança de Portugal. As senhoras ornavam-se com peças de excessivo valor e, sempre que a ocasião permitia ,não se esqueciam de aparecer com suas mulatas e pretas ricamente vestidas,carregadas de ouro- em fivelas cordões, pulseiras .O luxo e seus produtos tinham tal importância no império que ainda no mesmo ano, um alvará real viria atenuar as proibições, tanto em relação ao geral como nas restrições específicas para pessoas de côr.Há muitas obras do séculoXIX nos estilos Dom João, Dom José e D. Maria sem marcas. Cabe a pessoas especializadas no assunto identificar as mesmas. O cofre de porcelana e bronze dourado, que aparece logo abaixo é uma peça rara da manufatura de Sevres, foi feita por encomenda da Rainha da França Maria Amelie, foi presenteado pelo Rei Louis Phillipe ao filho François- o Principe de Joinville, por ocasião de seu casamento com a Princesa D. Francisca ,irmã de D. Pedro em maio de 1843 no Rio de Janeiro. No século 19, existiu no Rio de Janeiro uma Francesa que confeccionou durante vinte anos jóias feitas de cabelos humanos e ouro, virou uma mania nacional.Os clientes levavam os cabelos, e esperavam em uma sala que a peça trançada e devidamente arrematada em ouro lhes fossem entregues.


Estas peças possuem esmeraldas , brilhantes e ouro branco .O outro conjunto , ouro branco diamantes e rubis

Um comentário:

Desnuda disse...

Fiquei curiosíssima com a francesa! Estou aqui tentando imaginar como eram a textura, estilo...Uma mulher vanguardista!

Beijo