segunda-feira, 21 de julho de 2008

ESTILOS DE ÉPOCAS


O BARROCO
Este estilo apareceu nos fins do século XVI, época bastante conturbada por guerras de fundo religioso, O estilo ‘Barroco’ durou aproximadamente até o fim de 1750,, correspondendo na França ao reinados de Luis XIII e Luis XIV. A França já despontava, ao tempo de Luis XIII como centro mundial das ciências e artes.
Foi no século XVIII que vimos surgir os avanços científicos da Física moderna, como Newton; Galileu. Decartes ensinava a ver o mundo através do Racionalismo expresso na sua célebre frase : Penso, logo existo.. Foi a época de Caravaggio , Rubens e Velásquez, na pintura
O Barroco nasceu em Roma, com Miguel Ângelo , que foi um dos primeiros a adotar o frontão partido, na fachada do palácio do Senador. Também na fachada de São Pedro há evidências barrocas . A escultura teve , nesta época seu maior representante o escultor Bernini
Este estilo não pode ser encarado como uma decadência , mas sim como uma reação contra a influência e a inspiração excessivamente direcionada e rígida imposta pela arte grego- romana, que dominava o pensamento durante a renascença, foi também o triunfo das linhas curvas.
O chamado estilo Jesuíta é o mesmo Barroco, pelo menos no que diz respeito aa decoração das igrejas, cuja finalidade era reavivar e supervalorizar o sentido do culto religioso, como a resposta da Contra – Reforma aos movimentos reformistas de vários líderes religiosos.
Foi neste período que se começou a trabalhar o ébano, vindo da América. Daí , a palavra ebanista ser usada ainda hoje para designar o artista que trabalha não só com o ébano mas com qualquer madeira . Foi também quando apareceram as colunas torcidas, ditas salomônicas, como elemento ornamental, tanto na arquitetura quanto na decoração. Continuaram em uso as máscaras do período anterior, mas já com um aspecto bem grotesco. ‘Os cartouche’ passaram a ser mais ovais e ornados de grossos enrolados. Exemplos típicos desse estilo são as poltronas cheias de curvas e contracurvas, pés e entalhes complicados e trabalhosos , que serviam em geral para dar um peso singular à silhueta do móvel.

O ‘ROCOCÓ’
Embora haja quem confunda, o Rococó,não pode ser confundido com o Barroco, pois são totalmente diferentes. Podemos dizer que o Rococó é o Luis XV,
Neste período Portugal ostentava grande luxo , com o ouro vindo do Brasil, permitindo prosperarem os empreendimentos do Rei Dom João V, o qual protegeu as letras e as artes. Por isso, o seu reinado foi chamado de ‘Renascença Joaquina’ . Porém, é interessante notar que os portugueses não se utilizaram dos modelos rococós, continuando a se inspirarem na arquitetura barroca.
Com o reinado seguinte, de Dom José I, passou-se a um estilo mais sóbrio, o chamado Pombalino, que deu lugar ao Neoclássico.
LUIS XVI durou de 1755 a 1790. Como vimos antes, compreende não só parte do reinado de Luis XV como também o de Luis XVI. Representou um retorno à arte antiga, de inspiração clássica, agora vista sob a nova luz trazida pelas descobertas arqueológicas na Itália, principalmente e Herculano e Pompéia, fato que polarizou a atenção do mundo e reacendeu o interesse pela arte grego – romana.
A composição ornamental característica era a urna ou vaso, de onde pendiam lateralmente guirlandas e folhagens. Havia incrustações de porcelana de Sévres e Wedgwood na madeira. Os móveis eram pintados em cores claras, cinza ou verde. As linhas retas dominavam o estilo

DIRETÓRIO
Compreende não só o estilo Diretório Francês 1795-1799 , como tam bem o estilo Luis XVI . Representa anos conturbados. Foi a época de Rousseau e Voltaire. Que se fez arrasadora. Não se pode dar um estilo definido a Diretório, porque nada fez senão marcar a passagem do estilo anterior para o seguinte- do Luis XVI ao Império Ainda mais que seus poucos anos de duração- cinco- seriam insuficientes para caracterizar definitivamente um estilo. Foi a época dos decapèe, das cores fortes, e intensas bem como brocados com fios de ouro e prata .A parte superior das cadeiras era sempre enrolada para trás, em báculo . Cabeças de esfinges ornamentavam os braços das mesmas. Pequenas colunas gregas faziam o encosto das camas, imitando modelos clássicos.

Nenhum comentário: