segunda-feira, 21 de julho de 2008

COALPORT


A fábrica COALPORT tem origem em Shrospshire, começou em meados do século XVIII.O principal e célebre gravador foi THOMAS TURNER que divulgou na Inglaterra o famoso 'Willow Pattern' , tema da lenda chinesa do Salgueiro e conhecida entre nós como azul pombinho, da qual já publiquei no mes de outubro.Em COALPORT, John Rose introduziu motivos decorativos para a decoração de suas louças: estes motivos eram muitas vezes de gosto oriental e até hoje são muito apreciados pelos colecionadores, chegando a preços exorbitantes em leilões Europeus.





Este tipo de decoração recebe o nome de 'Indian Tree' e data de 1801.Em 1851 a Rainha Vitória encomendou um luxuoso e rico serviço de sobremesa para presentear o Czár Nicolau da Rússia. Por desejo da própria soberana, este serviço foi exposto na grande exposição deste mesmo ano, onde obteve um extraordinário sucesso, e a fabricação COALPORT recebeu a consagração pública internacional.Como curosidade podemos afirmar que peças deste belo serviço de sobremesa foram vendidos em Londres em 1915, alcançando altíssimos preços.
































A fábrica também é famosa por suas miniaturas e também os famosos e encantadores 'cottages'.procurada por colecionadores estes pequenas peças retratam e documentam uma época. No Brasil foram comercializadas em joalherias e casas de porcelana no começo deste século, aqui também muito ´procurada por colecionadores.




Nenhum comentário: