segunda-feira, 21 de julho de 2008

ARTE SACRA II



RIO DE JANEIRO- As primeiras imagens, que podemos classificar como oriundas do Rio de Janeiro, são pequenas, do início do século XVIII, feitas em barro por um centro de santeiros de Magé, baixada Fluminense, e embora apresentassem uma decoração pobre e desbotada, tinham como característica a cor branca do barro utilizado e a forma quadrada de suas bases. Até hoje podemos ver, os anjos com fisionomias indígenas que guarnecem a decoração da capela do Solar do Colégio- verdadeiro momumento da arte jesuíta, onde o bom gosto da entalhadura está bem dosado com a pintura.Como curiosidade:nesta igreja, geminada com o famoso Solar do Colégio, palco de grandes acontecimentos, está sepultada Benta Pereira, a brava heroína goitacá .
MINAS GERAIS- Influenciadas por muitas regiões brasileiras, são as imagens, de dificil classificação.Sao características das imagens mineiras, policromia não muito intensa, cores muito vivas pouco uso do ouro nas imagens pequenas, camadas de tinta muto leve.Do século XVIII, vemos ns museus e coleções particulares peças magníficas, com policromia variadíssima e uma douracão resplandecente. Neste período existiram dois tipos de imagens de talha fina, de caprichosas decorações e proporções perfeitíssimas, as; denominamos de populares as peças de teor bem inferior, feitas rusticamente, mas que mesmo rústicas nos merecem atenção, pois aí temos o verdadeiro sentido da, arte popular. A madeira utilizada no fabrico dos santos é quase sempre o cedro, macio e fácil de trabalhar. A pedra sabão vai se tiizada mais tarde, no século XVIII por vários santeiros e pelo maravilhoso Aleijadinho.
SERGIPE E ALAGOAS- As imagens alagoanas e sergipanas não apresentam grande valor artístico. São simples, duras, e nos seus rostos encontramos traços do povo local. O barro aparece com frequência nas imagens populares e a madeira é utilizada para santos maiores. A douração é forte e , sobretudo na sua policromia, o colorido é intenso, sendo utilizados o vermelho e o azul.
MARANHÃO- Essas imagens datam todas do século XVIII.A talha é pobre e seu aspecto rústico. A caracteristica principal destas imagens é a presença do corpo atarracado, numa proporção quase disforme. Sua decoração apresenta reserva de ouro polido e seu colorido tende para o amarelo- alaranjado.
PARAÍBA- As imagens paraibanas tem características bem especiais: olhos saltados e rostos laqueados de branco, parecendo marfim, cabeça de forma triangular, geralmen te em madeira , e com uma douração muito viva, pertencendo todas elas ao século XVIII.
RIO GRANDE DO SUL- Foram os jesuítas os primeiro santeiros que temos notícias mais ou menos em 1700. As esculturas são simples de linhas e apresentam-se quase sem pinturas, e quando pintadas, mostram uma técnica deficiente para a policromia. Essas imagens missioneiras são extremamente simples, mas também dotadas de imensa ingenuidade.

Pesquisa : Antiguidades de Paulo Afonso de Carvalho Machado , Arte Sacra-

Nenhum comentário: